Todo empresário que busca o sucesso precisa aprender a desenvolver o comportamento empreendedor. Ele é formado por dez habilidades essenciais que darão ao cidadão condições de administrar o negócio de maneira eficaz. Hoje vamos destacar um dentre todos os quesitos que formam o perfil empreendedor: a “Busca de Oportunidades e Iniciativa”. Esse tópico é muito especial porque é a característica fundamental para a separação entre empreendedores e sonhadores.
Para desenvolver o comportamento de “Busca de Oportunidades e Iniciativa”, o empreendedor deve se atentar a três ações específicas: (1) Fazer as coisas antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias; (2) Agir para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços; (3) Aproveitar oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho, etc.
Quando penso nesse comportamento, recordo-me da história de um amigo. Ele sempre comentava sobre um terreno localizado na esquina de uma avenida principal e sobre a grande oportunidade de negócio que seria a abertura de um posto de gasolina naquele ponto. Este meu amigo possuía os recursos necessários e a oportunidade identificada, mas o problema é que não tinha iniciativa suficiente para colocar a ideia em prática. Uma pena! Passado algum tempo outra pessoa identificou a mesma oportunidade e, ao contrário do meu amigo, colocou-a em prática.
A conclusão desse caso é que as oportunidades estão por toda parte, porém para que se tornem realidade é necessário ter iniciativa! Com base neste exemplo, podemos afirmar que as oportunidades passam e que se você não souber aproveitá-las outros saberão. É por este motivo que afirmei, no começo desse texto, que a “Busca de Oportunidades e Iniciativa” é um dos comportamentos fundamentais do empresário de sucesso, sendo realmente o que separa os empreendedores dos sonhadores.
Entenda: somente a identificação de uma oportunidade de negócios não torna uma pessoa empreendedora. É necessário agir para transformar esta oportunidade em algo rentável. Se você é um daqueles que sempre comenta sobre possibilidades de bons negócios com amigos e não as coloca em prática, está na hora de rever seus comportamentos e objetivos de vida. Será que não chegou o momento de implementar algumas dessas ideias? Pense nisso!
Caso necessite de orientação para formatação do seu negócio, entre em contato com a PME Inova. Demonstre que você tem iniciativa! Venha nos fazer uma visita e inicie o processo para transformação dos seus sonhos em realidade!
Cristiane Rebelato é Contadora e Consultora em Estratégia e Gestão de Pessoas da PME Inova
Se você é MEI, fique atento aos impostos obrigatórios para manter sua empresa…
Uma das principais ferramentas da gestão eficiente é um bom e claro…
© Todos os direitos reservados
Política de Privacidade
Em breve, retornaremos com novidades!
Empresária, Contadora com MBA em Gestão de Negócios e Consultora em Estratégia Empresarial.
Desde 2002 atuando com Consultoria Empresarial focada em Diagnóstico Empresarial, Planejamento Estratégico, Plano de Negócios, Governança Corporativa, Sucessão Familiar, Desenvolvimento de Treinamentos voltados a área de liderança e Gerenciamento, Contabilidade Fiscal e Gerencial. Grande conhecimento dos desafios e rotinas do ambiente de negócios.
Atuou por mais de 15 anos no SEBRAE-SP, desde a consultoria em Gestão de Projetos de Desenvolvimento Setorial e a Gestão dos escritórios de Guarulhos e Alto Tietê, focando na articulação institucional e elaboração de estratégias para a melhoria do ambiente das micro e pequenas empresas.
Na PME Inova seu foco é tornar as empresas cada vez mais competitivas, organizadas e com clareza de resultados e com líderes preparados para gerir suas equipes.
Empresário, Administrador com Pós Graduação em Controladoria Estratégica, Controller e Consultor Especialista na área financeira.
Possui também Técnico em Processamento de Dados com Ensino Superior em Gestão de Internet e Redes de Computadores.
Grande Experiência em Consultoria de sistemas de Gestão Empresarial, Sucessão Familiar, Moderação Societária, Controladoria Estratégica, Resultados e Indicadores de Desempenho. Forte atuação na auditoria, elaboração e implementação de processos.
Experiência acadêmica por mais de cinco anos, lecionando e coordenando o departamento de pós graduação e extensão universitária, atuou também por 05 anos no SEBRAE-SP como gestor de projetos de desenvolvimento territorial em mais de 30 cidades da região metropolitana e interior de São Paulo.
E a mais de 08 anos atuando na PME Inova, auxiliando Micro, Pequenas e Médias Empresas a serem mais competitivas e lucrativas.