BLOG

Fique sempre bem informado.

Planejamento: o 1° passo para a Gestão Eficiente

Uma das principais ferramentas da gestão eficiente é um bom e claro plano de negócios. Este é o documento que fará com que as estratégias deixem de ser meras ideias. Planejar nada mais é do que: organizar, dirigir, controlar e medir resultados. Transformando essas ações em hábitos, o empresário conseguirá realizar uma análise mais profunda do mercado e do próprio negócio.

O planejamento permite que o gestor realize as análises interna (da empresa) e externa (do mercado) com maior eficiência, de forma que possa se anteceder a fatos prejudiciais aos negócios e identificar oportunidades de alavancar a empresa. Outro ponto importante a ser observado é que o planejamento não é algo estático, devendo ser monitorado e alterado sempre que necessário para garantir a sobrevivência às oscilações do mercado e do cenário econômico.

Mesmo com tantas vantagens, muitos micro e pequenos empresários insistem em dizer que não fazem o planejamento porque “dá muito trabalho”. Realmente, a elaboração do plano de negócios é algo trabalhoso. Porém todo esforço será recompensado e, muitas vezes, com aumento do faturamento e dos lucros. Portanto, planejar vale a pena em todos os sentidos, inclusive no aspecto financeiro.

 

Exercitando o hábito do Planejamento

Para exercitar o hábito do planejamento, o empreendedor deve começar fazendo algumas reflexões sobre seu negócio, do tipo: “Qual a razão de ser da minha empresa? Como quero que minha marca seja vista daqui a cinco anos?” Estas duas questões já vão levar o empresário a muitas respostas, que servirão como um importante norte para a elaboração do plano de negócios.

Caso, porventura, o empreendedor nunca tenha se atentado a esses questionamentos, deve se preocupar com eles de agora em dian

te. Se uma empresa existe, exerce papel fundamental na vida do empresário e na de seus funcionários, assim como na economia da cidade e região em que está inserida. Assim, saber direcionar o futuro é algo fundamental para todo empreendedor.

Se este texto lhe despertou interesse, em especial de saber como responder às perguntas acima, saiba que a PME Inova pode lhe ajudar. Queremos ajudá-lo a enfrentar o desafio do bom planejamento.

Cristiane Rebelato é Sócia da PME Inova, Contadora e especializada em Estratégia e Gestão de Pessoas