BLOG

Fique sempre bem informado.

O que separa os Empreendedores dos Sonhadores!

Todo empresário que busca o sucesso precisa aprender a desenvolver o comportamento empreendedor. Ele é formado por dez habilidades essenciais que darão ao cidadão condições de administrar o negócio de maneira eficaz. Hoje vamos destacar um dentre todos os quesitos que formam o perfil empreendedor: a “Busca de Oportunidades e Iniciativa”. Esse tópico é muito especial porque é a característica fundamental para a separação entre empreendedores e sonhadores.

Para desenvolver o comportamento de “Busca de Oportunidades e Iniciativa”, o empreendedor deve se atentar a três ações específicas: (1) Fazer as coisas antes de ser solicitado ou forçado pelas circunstâncias; (2) Agir para expandir o negócio a novas áreas, produtos ou serviços; (3) Aproveitar oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho, etc.

Quando penso nesse comportamento, recordo-me da história de um amigo. Ele sempre comentava sobre um terreno localizado na esquina de uma avenida principal e sobre a grande oportunidade de negócio que seria a abertura de um posto de gasolina naquele ponto. Este meu amigo possuía os recursos necessários e a oportunidade identificada, mas o problema é que não tinha iniciativa suficiente para colocar a ideia em prática. Uma pena! Passado algum tempo outra pessoa identificou a mesma oportunidade e, ao contrário do meu amigo, colocou-a em prática.

A conclusão desse caso é que as oportunidades estão por toda parte, porém para que se tornem realidade é necessário ter iniciativa! Com base neste exemplo, podemos afirmar que as oportunidades passam e que se você não souber aproveitá-las outros saberão. É por este motivo que afirmei, no começo desse texto, que a “Busca de Oportunidades e Iniciativa” é um dos comportamentos fundamentais do empresário de sucesso, sendo realmente o que separa os empreendedores dos sonhadores.

Entenda: somente a identificação de uma oportunidade de negócios não torna uma pessoa empreendedora. É necessário agir para transformar esta oportunidade em algo rentável. Se você é um daqueles que sempre comenta sobre possibilidades de bons negócios com amigos e não as coloca em prática, está na hora de rever seus comportamentos e objetivos de vida. Será que não chegou o momento de implementar algumas dessas ideias? Pense nisso!

Caso necessite de orientação para formatação do seu negócio, entre em contato com a PME Inova. Demonstre que você tem iniciativa! Venha nos fazer uma visita e inicie o processo para transformação dos seus sonhos em realidade!

Cristiane Rebelato é Contadora  e Consultora em Estratégia e Gestão de Pessoas da PME Inova